Example Colors

or define your own in ePanel

Texture Overlays

or define your own in ePanel

Fonts

Uma Proposta Em Busca Da Felicidade – Karmann Ghia

Um projeto automotivo moderno. E alegre. Assim como o veículo clássico que deu nome a fábrica e foi o motivo de inspiração do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, o vencedor parece que sorri. Divulgado dia 25 de junho, em cerimônia fechada, em São Bernardo do Campo, a empresa buscava um projeto de carro esportivo de […]

Add To Cart

Uma Proposta Em Busca Da Felicidade – Karmann Ghia

00

Um projeto automotivo moderno. E alegre. Assim como o veículo clássico que deu nome a fábrica e foi o motivo de inspiração do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, o vencedor parece que sorri. Divulgado dia 25 de junho, em cerimônia fechada, em São Bernardo do Campo, a empresa buscava um projeto de carro esportivo de luxo que possa ser fabricado no país. A dupla paranaense...

Um projeto automotivo moderno. E alegre. Assim como o veículo clássico que deu nome a fábrica e foi o motivo de inspiração do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, o vencedor parece que sorri. Divulgado dia 25 de junho, em cerimônia fechada, em São Bernardo do Campo, a empresa buscava um projeto de carro esportivo de luxo que possa ser fabricado no país.

A dupla paranaense Felipe Mazzeo e Rodrigo Scarpetta conquistaram R$ 100 mil aos apresentarem uma proposta de personalidade. As modernas linhas inspiradoras mantêm a essência do Karmann-Ghia Coupê, fabricado de 1962 até 1972. Porém, logo de cara, os faróis em LED saem do convencional criando uma expressão quando olhado de frente. Enquanto na traseira, lanternas diferenciadas, típicas de um provocador. Além de um painel requintado, que dialoga entre o clássico, com detalhes em madeira, e o moderno, através da tela de LCD e os instrumentos esportivos.

*

O segundo lugar ficou com Renan Oliveira, estudante de Minas Gerais, que mereceu os R$ 60 mil. O projeto manteve as delicadas grades dianteiras e lanternas singelas. O diferencial é o teto estilo “targa” – que pode ser removido tornando-o um conversível. Além da elegante combinação saia e blusa com prata e vermelho.

*


O terceiro lugar premiou o estudante Marinangelo Nunes do Rio Grande do Sul, com R$ 30 mil. A proposta manteve as linhas arredondadas e rodas clássicas para o ícone automotivo, enquanto a tradicional pintura saia e blusa estendendo ao capô conferiu um charme diferenciado.

*


A qualidade dos projetos surpreendeu tanto a diretoria da empresa, como a comissão julgadora, criando uma quarta colocação. A Menção Honrosa de Danilo Saito foi devido aos critérios de inovação apresentados. O prêmio foi um curso sobre o mercado de luxo concedido pela Maison De Luxe.

*

O Concurso:

Idealizado pelo Dr. Jonas Hipólito de Assis, Presidente do Grupo ILP Industrial, controlador da Karmann-Ghia, a intensão do concurso universitário foi buscar um projeto de automóvel esportivo de luxo entre jovens talentos. Tanto para dar espaço a quem está começando na carreira profissional, como para aproximar a marca desta nova geração.

Mas se o carro tem chances efetivas de chegar às ruas? “A partir de agora começamos uma nova etapa. Vamos aperfeiçoar a proposta vencedora e avaliar sua viabilidade econômica, além de dialogar com nossos clientes e parceiros. Para tirar este projeto do papel a Karmann-Ghia precisa de um parceiro”, explica Assis.

A Karmann-Ghia

A Karmann-Ghia é uma indústria de estamparia, ferramentaria e usinagem em pleno funcionamento desde 1960. Ficou fora dos holofotes por alguns anos, mas a partir de setembro de 2012, sob os comandos da ILP Industrial, deseja retomar o posto de destaque que lhe cabe. O Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design foi o primeiro passo de uma estratégia que inclui investimentos de U$$ 30milhões, mudanças na infraestrutura da fábrica e novos maquinários.

Referência em seu campo de atuação, além do Karmann-Ghia Coupé, produziu alguns projetos  icônicos como carretas e motor-homes. Aos poucos foi direcionando seus esforços para ajudar seus parceiros brilharem oferecendo tetos solares, capotas para conversíveis, entre outros produtos segmentados.  Mas jamais deixando de atuar em estamparia, ferramentaria e usinagem. Hoje somente a unidade brasileira pode usar a marca Karmann-Ghia no mundo.

A página do concurso no Facebook: www.facebook.com/ConcursodesignKarmannGhia